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Graduation Celebration

Produtos Pedagógicos desenvolvidos no ano de 2023:

DOPING INTELECTUAL E AS CONSEQUÊNCIAS DELETÉRIAS À SAÚDE: ABORDAGEM LÚDICA NO FORMATO DE JOGO PARA DISCENTES DO ENSINOMÉDIO

De acordo com o dicionário, entende-se doping como o uso de qualquer substância que possa acarretar alteração artificial no desempenho fisiológico ou de comportamento do usuário. O uso excessivo de tais substâncias pode transpassar o que o corpo fisiologicamente resiste, podendo ocasionar danos à saúde. À vista disso, um fato pouco explorado é que cada vez mais, jovens estudantes estão aderindo ao doping para intensificar o seu rendimento nos estudos, tendo como importância e enfoque apenas os efeitos satisfatórios como o aumento da atenção e a capacidade de se manter acordado e em atividade, o que pode ser definido como doping intelectual. Nesse sentido, é importante salientar que a busca pela otimização e pela alteração das habilidades cognitivas como a memória, a atenção ou a abstinência de sono durante a noite em pessoas consideradas saudáveis, ocorre, na maioria das vezes, pela pressão social e educacional. A adversidade da situação é que esse doping intelectual, cognitivo ou mental, pode trazer, como qualquer outro, efeitos deletérios à saúde. Em alguns casos as consequências são desconhecidas por parte dos utilizadores, ou em alguns casos, se torna conhecido, porém de menor repercussão do que os seus benefícios. Considerando tais coeficientes, o presente trabalho vem do interesse de auxiliar e orientar discentes do Ensino Médio (EM) quanto ao tema doping intelectual, tendo como foco as substâncias estimulantes cafeína e ritalina, com o propósito de transmitir e elucidar tal informação através da ferramenta lúdica no formato de um jogo de dardos.

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Autora: Sabrina Silva Santos

Orientadora: Prof. Drª. Ana Paula Santos da Silva

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ENTRELAÇANDO A QUÍMICA E A NANOTECNOLOGIA: UM E-BOOK PARA UMA FEIRA DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR​​

Autor: Gelson José de Lemos

Orientador: Prof. Drª. Bianca Pizzorno

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A nanotecnologia baseia-se na manipulação de átomos e moléculas para a criação de estruturas complexas com aplicação para diferentes fins de acordo com os segmentos de interesse. Dos campos de aplicação da nanotecnologia, os que mais se destacam são as áreas de química, biologia, física, medicina, engenharia, meio ambiente, sociologia, economia, entre outras áreas. Por se tratar de um tema interdisciplinar, a nanotecnologia pode ser incluída  em um amplo espectro de conhecimento científico e tecnológico que podem ser aproveitados para enriquecer o ensino e a educação. A presente cartilha tem como objetivo entrelaçar a Química com a Nanotecnologia, através de conteúdo e instruções para implementação de uma Feira de Ciências para escolas públicas e/ou privadas da educação básica. Com esta cartilha, espera-se que os alunos despertem interesse pelos conteúdos envolvidos nesta área, ampliando seus conhecimentos com a contextualização acerca da nanotecnologia e sejam estimulados à conscientização científica. Além disso, a cartilha busca ser uma potente ferramenta baseada na Base Nacional Comum Curricular para docentes da educação
básica.

O ESTUDO DE QUÍMICA VERDE APLICADO EM UM JOGO DE TABULEIRO

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At present, the depletion of natural resources is projected to increase the challenges of humanity with the scarcity of fresh water and the loss of biodiversity. Green Chemistry (GQ) can be defined as the management of chemical products and processes that are intended to reduce or eliminate the use of hazardous substances in the environment. Basic education students must be educated on the concept of sustainable chemistry. To achieve a better understanding, students must create a critical and participatory sense of the complexity of social challenges, such as the environmental impact caused by anthropic action. Didactic games are a tool for the inclusion of students, immersing them in everyday situations and their reflexions.The present work aims to develop a question board game on the subject under study, and in this way, it will be possible to discuss attitudes and sensitise students in reducing environmental impacts. The board is a quiz game and contains 41 spaces filled with questions related to the following themes: sustainability, sustainable development, conscious consumption, and biodiversity. With the application of the game, it is expected that students will develop a better understanding of the environmental impacts caused by attitudes due to anthropic action due to lack of knowledge about sustainability.

​Autor: Rafaele Motta da Silva

Orientador: Dr. Robson Roney

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UMA ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA CRISE CLIMÁTICA PARA APLICAÇÃO EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, POR MEIO DE UM PROJETO DE COMPENSAÇÃO DE CARBONO NO CAMPUS DUQUE DE CAXIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO​​

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 A proposta consiste em elencar os gases do efeito estufa emitidos pelo corpo social da instituição, calcular o total das emissões para a atmosfera e planejar estratégias de compensação e mitigação. Os resultados mostram que o total das emissões durante o ano-base 2022 foi de 16,24 tonCO2e e que, considerando a decisão de compensar os 5 anos de existência do campus, desde a sua instalação em Duque de Caxias em 2018, é necessário plantar 406 árvores na própria área. Outras duas estratégias de compensação foram assumidas: a aquisição de créditos de carbono certificados pela
Organização das Nações Unidas – ONU e a instalação de um sistema solar fotovoltaico
na área do estacionamento.A proposta aqui é contribuir para a conscientização sobre a crise climática vivida no planeta por meio da implementação de projetos de compensação e mitigação das emissões de GEE – Gases do Efeito Estufa em escolas e outras instituições educacionais. Este website corresponde ao resultado do curso de Mestrado Profissional em “Formação em Ciências” oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

​Autor: SÉRGIO RICARDO FERREIRA HARDUIM

Orientador: Prof. Drª. Monica Lacerda

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Hoje encontramos, à nossa disposição, registros históricos que  revelam tecnologias de diferentes épocas. Cada fase da história humana tem sua própria tecnologia, ou ao menos os princípios das que temos conhecimento atualmente. Elas atravessaram o tempo e se deram a conhecer hoje. Normalmente, estavam relacionadas à sobrevivência, à adaptação do homem, podendo ocorrer de forma intencional ou não. De fato, com a nanotecnologia não seria diferente.
     Um exemplo disso é o “Cálice de Licurgo”, que já há 1600 anos era revestido por nanopartículas de ouro e prata pelos artesãos da Roma Antiga. Esses artesãos utilizavam tais partículas metálicas misturadas ao vidro para atribuir diferentes colocações a objetos. Então, em uma primeira observação a olho nu, o cálice apresentava cor verde opaca; mas, ao ser iluminado, tornava-se vermelho translúcido. 

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM NANOTECNOLOGIA

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Autor: Felipe Gustavo Silva de Abre

Orientador: Prof. Drª. Monica Lacerda

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O Poder das plantas desperta interesse para a sociedade desde os tempos remotos. Já a Bionanotecnologia é muito recente e representa um futuro promissor para novas tecnologias. A publicação desse livro representa imensa contribuição para a sociedade. A educação plural, cada vez mais necessária, só surge mediante a amplificação do conhecimento do educador. Através do domínio de assuntos científicos e, ao mesmo tempo, utilizados no cotidiano, é possível minimizar o distanciamento entre a ciência e a sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, aplicada, com objetivo exploratório e explicativo, de cunho bibliográfico e documental. As pesquisas realizadas também destacaram a ausência de livros que fazem o cruzamento entre esses dois temas: extratos naturais e as nanotecnologias, principalmente com linguagem acessível e construção didática cuidadosa para que o tema fosse explorado e aplicado em salas de aulas de todo país. Com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) veio a necessidade de aulas com perfis interdisciplinares que capacitam o aluno para uma visão amplificada, quando comparadas ao ensino tradicional. Dessa forma, o livro amplificará a formação do docente em iniciativas inovadoras no contexto ensino-aprendizagem, além de informar sobre as descobertas já existentes além das novidades advindas das novas tecnologias dentro do cenário de ensino atual.

O PODER DAS PLANTAS: DO CHÁ À BIONANOTECNOLOGIA

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Autor: Rosana Mota Coelho da Silva

Orientador: Prof. Drª. Bianca Pizzorno

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