O corpo docente do programa de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores, o ProfiCiências, é constituído por professores altamente capacitados e de diversas instituições de ensino superior colaboradoras.
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Coordenadora
Profa. Mônica de Mesquita Lacerda
Vice-Coordenadora
Profa. Bianca Ortiz da Silva
CORPO DOCENTE (PERMANENTES)
CORPO DOCENTE (COLABORADORES)
CONHEÇA OS NOSSOS DOCENTES:
Alexandre de Gusmão Pedrini
Graduação em Ciências Biológicas. Mestre e doutor. Estágio no Museu Britânico de História Natural (Londres-Inglaterra), Estação de Biologia Marinha de Roscoff e na Universidade de Paris VI, ambas na França (Bolsa -CNPq). Publicação de 10 livros, sendo organização de 9 coletâneas (editoras EDUERJ, Vozes, Technical Books, RiMa e Letra Capital, sendo 2 pela FAPERJ), 40 capítulos de livros, 50 artigos científicos em periódicos e cerca de 60 trabalhos em anais de eventos científicos. Professor associado aposentado do IBRAG/Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve a pesquisa "Produção de Aulas Extraclasses Críticas (Educação Ambiental/Botânica) em Trilhas Interpretativas-Uma Abordagem Holística".
Alfred Sholl Franco
Biofísica). Professor Associado I (UFRJ, IBCCF, Programa de Neurobiologia), Coordenador do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF/UFRJ - e Pesquisador Associado ao Laboratório de Neurogênese (IBCCF/UFRJ). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurociências Aplicadas à Educação (NEUROEDUC, CNPq) e o Grupo de Pesquisa em Neuroimunologia (CNPq). Fundador e membro permanente da Organização Ciências e cogição (OCC).É membro permanente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), da Society for Neuroscience (SfN), da International Mind, Brain and Education Society (IMBES), da Brazilian Studies Association (BRASA) e da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Membro do Comitê de Diversidade e Equidade de Gênero da SBNeC. Fundador e Editor-Chefe da revista científica "Ciências e Cognição” (CAPES Qualis A4 (nova classificação Qualis Periódicos) e membro permanente das Pós-Graduações da UFRJ em Ciências Biológicas (Biofísica), em Formação em Ciências para Professores (MP-Proficiências) e em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD) e da Pós-Graduação da UFF em Diversidade e Inclusão (CMPDI).
Ana Paula Santos da Silva
​Bacharel em Ciências Biológicas pela UERJ (2006), mestrado (2009) e doutorado (2009) no Programa de Pós-graduação em Biociências pela UERJ. Pós-doutorado PDJ (2013-2014) no Departamento de Ciências Biológicas (Instituto de Biologia) na UERJ e PNPD no Instituto de Biofísica (CCS) na UFRJ (2015-2018). Atualmente professora adjunta no Campus UFRJ Duque de Caxias. Atua na coordenação de extensão desde 2020. Realiza pesquisa nas áreas de fisiologia endócrina, metabolismo, obesidade, poluentes ambientais, desreguladores endócrinos e programação metabólica
Bianca Ortiz da Silva
​Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) formada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Re-emergentes, coordenadora de Biossegurança do Centro de Ciências da Saúde e Presidente do Comitê de Biossegurança. Áreas de atuação no mestrado profissional: Produção de material didático nas áreas de Educação Ambiental e Botânica. Coordenadora dos projetos de extensão: Educação ambiental: Saúde do Lixo (https://projetosaudedolixo.wixsite.com/saudedolixo) e Farmácia Viva (https://farmaciavivaxerem.wixsite.com/oficial).
Bianca Pizzorno Backx
Graduada em Química - Licenciatura pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Mestrado na COPPE em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado na COPPE em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua em Química verde e baseia suas pesquisas em Nanotecnologia verde (síntese de nanoestruturas, interruptores moleculares, materiais nanoestruturados). Atualmente é Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. É docente permanente e membro do comitê deliberativo do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores (ProfiCiências- UFRJ).
Francisco José Pereira Lopes
Professor Associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e líder do Grupo de Biologia do Desenvolvimento e Sistemas Dinâmicos. Coordenou a criação do Programa de Pós-Graduação em NanoBioSistemas, do qual é membro permanente. Nesse programa são parceiros a UFRJ, LNCC, Fiocruz e Inmetro. Tem dedicado sua carreira ao desenvolvimento e aplicação de Estratégias de Biologia de Sistemas para o estudo da Regulação Gênica e Sinalização Celular em Drosophila melanogaster e mamíferos. Foi "Diretor de Graduação" e "Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação" do Campus UFRJ - Duque de Caxias além de representar do Campus Caxias no Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da UFRJ.
Josué Xavier de Carvalho
Bacharel em física pela Universidade Federal da Bahia (UFBa). Mestre e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado na USP, no Instituto Max-Planck (Alemanha) e Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Caxias). Possui experiência nas áreas de Fenômenos Críticos e Transições de Fase, Criticalidade Auto-organizada, Teoria das Matrizes Aleatórias, Sistemas Dinâmicos e Redes Complexas.
Mônica Mesquita de Lacerda
BACHARELADO EM FÍSICA pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Pólo de Xerém. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Superfícies e Interfaces; Películas e Filamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades mecânicas, propriedades tribológicas, e propriedades estruturais de filmes de carbono amorfo nitrogenado e hidrogenado e em filmes de nitreto de titânio do tipo multicamadas.
Leandra Santos Baptista
​Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pesquisadora Colaboradora do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Graduação em Ciências Biológicas e doutorado em Ciências Morfológicas (2008) ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora visitante na Universidade de Lyon, França em 2017. Fellowship do Programa Marie Curie, Eden Tech, França, Paris (2021 - 2023). Áreas de atuação: Biologia de Células Tronco Mesenquimais, Microambiente do Tecido Adiposo e Obesidade, Engenharia de Cartilagem, Osso e Tecido adiposo, Cultura de células 3D, Esferoides, Organoides, Bioprinting e Microfluídica.