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Estudantes

Palavra da Coordenadora

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''O mestrado profissional é uma oportunidade para professores da educação básica atualizarem seus conhecimentos e suas práticas didáticas. O curso propicia a discussão de problemas e a proposição de soluções. Promove o desenvolvimento de atividades e projetos ligados ao cotidiano escolar, o que contribui para o desenvolvimento e preparação de produtos pedagógicos criados por seus egressos''.

Mônica de Mesquita Lacerda, Coordenadora.

OBJETIVOS GERAIS

O Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores está voltado ao aprofundamento do conteúdo de Ciências através de formação continuada, com ênfase na aplicação de uma formação prática baseada em experimentos simples e efetivos, ampliando assim a experiência dos professores dos ensinos fundamental e médio. Tem como objetivo principal formar mestres, professores reflexivos e críticos nos diferentes conteúdos de Biologia, Física e Química de forma que eles possam estar em contínua auto formação atuando como promotores e partícipes de uma Escola que se encontra em ininterrupta formação profissional, consequentemente habilitando o aluno para atuar no mercado de trabalho e exercer a cidadania em plenitude.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores propicia ao mestrando um ambiente acadêmico voltado para:
1 - A formação em ciências biológicas, físicas e químicas, modificando sua visão sobre as ciências e incorporando a seu discurso as premissas básicas do método científico;
2 - A formação teórico-prática complementar, onde o professor-aluno terá acesso, através de aulas teóricas e práticas, a conceitos novos e atualizados nas diferentes disciplinas do conhecimento na área de ciências.
3 - O desenvolvimento ou acompanhamento de atividades em ensino de Ciências em temas atuais da Biologia, Física e Química que os habilitem para uma melhor compreensão dos diferentes conteúdos;
4 - O desenvolvimento e avaliação de métodos, materiais didáticos e práticas para atividades no ensino de Biologia, Física e Química de níveis fundamental e médio.

PERFIL PROFISSIONAL

O Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores está voltado para profissionais licenciados em Biologia, Física e Química. A ideia principal é receber professores dos ensinos fundamental e médio que já estejam atuando em escolas públicas ou privadas, e que estejam em busca de atualização e aprofundamento dos conceitos teóricos e experimentais na área de ciências. Ao término deste curso de Mestrado Profissional espera-se que o profissional egresso influencie positivamente no ensino de Ciências em sua escola de origem, e seja capaz de:
- Melhorar a exposição do conteúdo teórico buscando aprofundamento em questões atuais;
- Elaborar aulas práticas em laboratórios para observação dos conceitos de ciências, biologia, física e química aprendidos anteriormente nas aulas teóricas;
- Desenvolver material didático e novas ferramentas como jogos e atividades lúdicas para um melhor entendimento dos conteúdos;
- Usar a internet como ferramenta de consulta, de aprendizado próprio e de prática docente com atividades realizadas com seus alunos.

DISCIPLINAS DO NÚCLEO OBRIGATÓRIO

O núcleo obrigatório está constituído por 5 disciplinas perfazendo 105h, que aparecem listadas a seguir:

DISCIPLINAS DO NÚCLEO OPTATIVO

Diferentes disciplinas farão parte do núcleo optativo e deverão perfazer uma carga horária de 90h.

LINHAS DE PESQUISA

O Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores apresenta 4 linhas de pesquisa desenvolvidas pelo corpo docente.

1 - Produção de material didático e paradidático e prototipagem em ensino de ciências:

Discute sobre as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula e sobre a produção de material didático como forma de estimular e aumentar o interesse dos jovens por ciências em geral.

2 - Experimentação e analogias no ensino de ciências

Discute sobre as práticas de experimentação realizadas em sala de aula e/ou sobre a aplicação da prática de uma rotina de casa ou ainda da natureza em aulas práticas de experimentação.

3 - Divulgação científica

Discute sobre as práticas de divulgação de descobertas científicas, análise histórica e biografias de cientistas.

4 - Problemas contemporâneos no ensino de ciências

Discute sobre problemas de evasão escolar, aplicação do ensino de ciência no cotidiano, problemas de aproveitamento escolar, aprendizado significativo, etc.

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