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Graduation Celebration

Produtos Pedagógicos desenvolvidos no ano de 2024:

Ensino de Ciências da Natureza através de Jogos Virtuais

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Autora: Silvia Alessandra Ribeiro de Farias

Orientadora: Prof. Drª. Monica Lacerda

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Esta pesquisa desenvolveu um jogo virtual e um site, que utiliza a  Gamificação como metodologia ativa de ensino para os conteúdos de ciências da natureza para o 9º Ano do Ensino fundamental. 


 

Com este jogo buscamos contribuir com uma exemplificação de estratégia de ensino e aprendizagem que pode ser utilizada para a construção do conhecimento escolar.

Guia Didático de uma sequência de ensino investigativo para aplicação em uma trilha interpretativa no Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela, Rio de Janeiro, Brasil

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O Guia didático sugere atividades pedagógicas em Educação Ambiental Crítica (EAC) no enfrentamento da Emergência Climática e foi selecionada como metodologia a Sequência de Ensino Investigativo (SEI). A pesquisa testa mpiricamente o modelo teórico proposto por Pedrini (2019;2022) em que apresenta uma visão supostamente inovadora de aplicação da EAC em Trilhas Interpretativas.

Este guia didático também descreve etapas importantes de planejamento, aplicação, práticas, avaliação e a importância de atividades realizadas de forma interdisciplinar visando promover o protagonismo e a criticidade nos alunos.

Autor: Marcia Nascimento de Souza e Silva

Orientador: Prof. Dr. Alexandre de Gusmão Pedrini

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Este produto pedagógico foi elaborado a partir de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores, do Programa de Pós-Graduação em Formação em Ciências para Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Duque de Caxias – Professor Geraldo Cidade.

Roteiro didático da peça Saúde em Cena: a relação entre saneamento básico e doenças de veiculação hídrica

Autor: André Fernandes da Silva

Orientador: Dr. Josué Xavier de Carvalho

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DARWINIANA: O USO DO ROLE PLAYING GAME NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EVOLUTIVOS​

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Autor: Leonardo Avelar

Orientador: Profª. Dr. ALFRED SHOLL FRANCO

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Darwiniana é um RPG educacional desenvolvido no Programa de Pós- Graduação em Formação em Ciências para Professores – PROFICIÊNCIAS – UFRJ, como produto didático/pedagógico que integra o projeto de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Sendo uma versão validada e testada, apresentaremos nesta seção o desenvolvimento do universo narrativo ficcional e roteiro da aventura “A origem”, o design do jogo, contendo o sistema de regras e mecânicas do jogo, as artes conceituais e finais dos personagens não jogáveis (non player characters – NPCs), e a versão final dos livros do mestre e do jogador. Espera-se que este conjunto de elementos permita que os leitores/jogadores tenham autonomia para desenvolver novas aventuras e campanhas neste universo, abordando os conceitos evolutivos presentes, explorando novos conceitos ou, simplesmente, como atividade recreativa.

Este guia foi elaborado como produto pedagógico da dissertação de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores (Proficiências) da aluna Gabriela Silva Pinto, sob orientação da Dra. Mônica de Mesquita Lacerda. O objetivo do trabalho foi estimular, discutir e empoderar meninas, do ensino médio de escolas públicas, nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM). Participaram 25 estudantes de colégios estaduais do estado do Rio de Janeiro, localizados nos municípios de Duque de Caxias e Petrópolis. Através de encontros semanais, as atividades ocorreram em horários livres das meninas e consistiram em apresentar modelos femininos e opções de carreira nas áreas das ciências exatas, além de realizar experimentos de física aliados ao cotidiano.

EMPODERANDO MENINAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM STEM

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Autor: Gabriela Silva Pinto

Orientador: Profª Drª. Mônica M. Lacerda

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ELABORAÇÃO DE UM PODCAST SOBRE DOENÇA DE CHAGAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.​

A deficiência visual é uma condição de restrição parcial ou total da visão, que pode ser temporária ou definitiva. Alunos que possuem essa condição necessitam de recursos didáticos além dos usuais. Nesse sentido, elaboramos para os alunos com baixa visão ou cegos do Ensino Fundamental II do Instituto Benjamin Constant uma sequência didática no formato de um podcast educativo. Esse podcast trata sobre os principais aspectos da doença de Chagas (DC) e recebeu o nome de PODCHAGAS. A elaboração dos quatro episódios do PODCHAGAS baseou-se em uma análise prévia dos conteúdos sobre a DC em oito livros didáticos que foram selecionados. Nesta análise foi observada uma carência em relação à abordagem sobre essa doença e poucas ofertas de recursos didáticos. Ademais, considerou-se que a doença de Chagas é uma doença endêmica no Brasil, sendo considerada uma Doença Tropical Negligenciada (DTN) e por isso, possui uma grande importância para a saúde pública. Além do podcast, foram elaborados questionários para avaliar o conhecimento dos alunos sobre a DC antes e após a aplicação doPODCHAGAS.

Autor: Suzane de Araujo da Silva

Orientador: Profª Drª. Teresa Cristina Calegari Silva

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A RESPIRAÇÃO NO CORPO HUMANO: PROPSTA DE MATÉRIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Esta dissertação foi desenvolvida a partir do tema os diferentes níveis de respiração (extracelular e intracelular) no corpo humano e estabeleceu os seguintes objetivos gerais: (a) analisar os conteúdos sobre respiração no corpo humano em livros didáticos de Biologia e de Ciências da Natureza para o Ensino Médio e em obras de Anatomia Humana e Fisiologia  Humana; e (b) produzir um material que consiga unir informações introdutórias, básicas e práticas relacionadas aos diferentes processos de respiração no corpo humano e que seja direcionado ao Ensino Médio. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada em quatro etapas: seleção do corpus de análise, análise dos livros didáticos, pesquisa bibliográfica e elaboração do material didático. Para a análise do corpus de livros que fundamenta o capítulo de resultados, foram empregadas as técnicas de análise de conteúdo e análise documental.

Autor: Marcelle Santos de Araujo

Orientador: Profª Dr. Rafael Guimarães Botelho

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As metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação ativa e reflexiva do
aluno no processo de aprendizagem de forma flexível, interligada e híbrida. Dentre as diferentes ferramentas ativas, destaca-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que
utiliza uma situação-problema para iniciar, direcionar e motivar os alunos durante o processo
de ensino e aprendizagem. O ensino de Ciências no Brasil ainda passa por problemas, como
mostram os resultados de provas internacionais e nacionais, e os conteúdos de Microbiologia
acabam sendo impactados, pois sem contextualização o aluno é obrigado a decorá-lo e não vê
perspectiva de aplicação, o que contradiz a proposta da BNCC, além de ser um desperdício de oportunidade, já que a Microbiologia está presente no cotidiano.

Autor: Felipe Juliani de Souza Christo

Orientador: Profª Drª. Danielle Pereira Cavalacanti

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APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TEAM-BASED LEARNING) COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Este guia foi desenvolvido com o intuito de auxiliá-los acerca da aplicação do Team-Based Learning (TBL), traduzido para o Português, Aprendizagem Baseada em Equipes, com alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental.

O objetivo deste material é colaborar com uma ferramenta que demonstre o passo a passo de uma metodologia que contribua para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem participativo, que estimule mais a interação dos estudantes, trocas de visão e debates.

Sendo assim, neste guia, você encontrará informações, recomendações e dicas sobre os processos metodológicos do TBL, além de sugestões de adaptações para sua aplicação com alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental.

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Autor: Thaisa Vieira da Silva

Orientador: Profª Dr. Kléber Luiz de Araújo e Souza

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IMUNOPREVENÇÃO: CONHECER PARA DIVULGAR - SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Essa sequência didática foi elaborada com atividades teóricas e lúdicas destinadas a educar os alunos sobre a importância da vacinação. O trabalho é proposto não de forma a esgotar o assunto, mas para consolidar no educando a importância da vacinação como principal forma de intervenção individual e coletiva de prevenção a doenças, além disso, visa estimular a prática do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. As atividades descritas nessa Sequência didática foram elaboradas para o contexto do ensino fundamental e médio e podem ser adaptadas para outros níveis de ensino. O material pode ser aplicado na íntegra ou de forma parcial, tanto para o planejamento de aulas regulares, como em projetos de extensão, atividades extracurriculares ou como o professor julgar útil. Sendo necessárias noções prévias sobre microrganismos e células.

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Autor: Fernanda Alves de Almeida Sousa

Orientador: Profª Dr. Lilian Terezinha Costa

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GUIA DE APOIO AO ENSINO DE MICROBIOLOGIA UTILIZANDO A
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

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