

Produtos Pedagógicos desenvolvidos no ano de 2024:
Ensino de Ciências da Natureza através de Jogos Virtuais
​
Autora: Silvia Alessandra Ribeiro de Farias
Orientadora: Prof. Drª. Monica Lacerda
​
Esta pesquisa desenvolveu um jogo virtual e um site, que utiliza a Gamificação como metodologia ativa de ensino para os conteúdos de ciências da natureza para o 9º Ano do Ensino fundamental.
Com este jogo buscamos contribuir com uma exemplificação de estratégia de ensino e aprendizagem que pode ser utilizada para a construção do conhecimento escolar.
Guia Didático de uma sequência de ensino investigativo para aplicação em uma trilha interpretativa no Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela, Rio de Janeiro, Brasil
​
​
O Guia didático sugere atividades pedagógicas em Educação Ambiental Crítica (EAC) no enfrentamento da Emergência Climática e foi selecionada como metodologia a Sequência de Ensino Investigativo (SEI). A pesquisa testa mpiricamente o modelo teórico proposto por Pedrini (2019;2022) em que apresenta uma visão supostamente inovadora de aplicação da EAC em Trilhas Interpretativas.
Este guia didático também descreve etapas importantes de planejamento, aplicação, práticas, avaliação e a importância de atividades realizadas de forma interdisciplinar visando promover o protagonismo e a criticidade nos alunos.
Autor: Marcia Nascimento de Souza e Silva
Orientador: Prof. Dr. Alexandre de Gusmão Pedrini
​
​
Este produto pedagógico foi elaborado a partir de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores, do Programa de Pós-Graduação em Formação em Ciências para Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Duque de Caxias – Professor Geraldo Cidade.
Roteiro didático da peça Saúde em Cena: a relação entre saneamento básico e doenças de veiculação hídrica
Autor: André Fernandes da Silva
Orientador: Dr. Josué Xavier de Carvalho
​
​
DARWINIANA: O USO DO ROLE PLAYING GAME NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EVOLUTIVOS​
​
Autor: Leonardo Avelar
Orientador: Profª. Dr. ALFRED SHOLL FRANCO
​
​
Darwiniana é um RPG educacional desenvolvido no Programa de Pós- Graduação em Formação em Ciências para Professores – PROFICIÊNCIAS – UFRJ, como produto didático/pedagógico que integra o projeto de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Sendo uma versão validada e testada, apresentaremos nesta seção o desenvolvimento do universo narrativo ficcional e roteiro da aventura “A origem”, o design do jogo, contendo o sistema de regras e mecânicas do jogo, as artes conceituais e finais dos personagens não jogáveis (non player characters – NPCs), e a versão final dos livros do mestre e do jogador. Espera-se que este conjunto de elementos permita que os leitores/jogadores tenham autonomia para desenvolver novas aventuras e campanhas neste universo, abordando os conceitos evolutivos presentes, explorando novos conceitos ou, simplesmente, como atividade recreativa.
Este guia foi elaborado como produto pedagógico da dissertação de Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores (Proficiências) da aluna Gabriela Silva Pinto, sob orientação da Dra. Mônica de Mesquita Lacerda. O objetivo do trabalho foi estimular, discutir e empoderar meninas, do ensino médio de escolas públicas, nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM). Participaram 25 estudantes de colégios estaduais do estado do Rio de Janeiro, localizados nos municípios de Duque de Caxias e Petrópolis. Através de encontros semanais, as atividades ocorreram em horários livres das meninas e consistiram em apresentar modelos femininos e opções de carreira nas áreas das ciências exatas, além de realizar experimentos de física aliados ao cotidiano.
EMPODERANDO MENINAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM STEM
​
​
Autor: Gabriela Silva Pinto
Orientador: Profª Drª. Mônica M. Lacerda
​
​
ELABORAÇÃO DE UM PODCAST SOBRE DOENÇA DE CHAGAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.​
A deficiência visual é uma condição de restrição parcial ou total da visão, que pode ser temporária ou definitiva. Alunos que possuem essa condição necessitam de recursos didáticos além dos usuais. Nesse sentido, elaboramos para os alunos com baixa visão ou cegos do Ensino Fundamental II do Instituto Benjamin Constant uma sequência didática no formato de um podcast educativo. Esse podcast trata sobre os principais aspectos da doença de Chagas (DC) e recebeu o nome de PODCHAGAS. A elaboração dos quatro episódios do PODCHAGAS baseou-se em uma análise prévia dos conteúdos sobre a DC em oito livros didáticos que foram selecionados. Nesta análise foi observada uma carência em relação à abordagem sobre essa doença e poucas ofertas de recursos didáticos. Ademais, considerou-se que a doença de Chagas é uma doença endêmica no Brasil, sendo considerada uma Doença Tropical Negligenciada (DTN) e por isso, possui uma grande importância para a saúde pública. Além do podcast, foram elaborados questionários para avaliar o conhecimento dos alunos sobre a DC antes e após a aplicação doPODCHAGAS.
Autor: Suzane de Araujo da Silva
Orientador: Profª Drª. Teresa Cristina Calegari Silva
​
​
A RESPIRAÇÃO NO CORPO HUMANO: PROPSTA DE MATÉRIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Esta dissertação foi desenvolvida a partir do tema os diferentes níveis de respiração (extracelular e intracelular) no corpo humano e estabeleceu os seguintes objetivos gerais: (a) analisar os conteúdos sobre respiração no corpo humano em livros didáticos de Biologia e de Ciências da Natureza para o Ensino Médio e em obras de Anatomia Humana e Fisiologia Humana; e (b) produzir um material que consiga unir informações introdutórias, básicas e práticas relacionadas aos diferentes processos de respiração no corpo humano e que seja direcionado ao Ensino Médio. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada em quatro etapas: seleção do corpus de análise, análise dos livros didáticos, pesquisa bibliográfica e elaboração do material didático. Para a análise do corpus de livros que fundamenta o capítulo de resultados, foram empregadas as técnicas de análise de conteúdo e análise documental.
Autor: Marcelle Santos de Araujo
Orientador: Profª Dr. Rafael Guimarães Botelho
​
​
As metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação ativa e reflexiva do
aluno no processo de aprendizagem de forma flexível, interligada e híbrida. Dentre as diferentes ferramentas ativas, destaca-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que
utiliza uma situação-problema para iniciar, direcionar e motivar os alunos durante o processo
de ensino e aprendizagem. O ensino de Ciências no Brasil ainda passa por problemas, como
mostram os resultados de provas internacionais e nacionais, e os conteúdos de Microbiologia
acabam sendo impactados, pois sem contextualização o aluno é obrigado a decorá-lo e não vê
perspectiva de aplicação, o que contradiz a proposta da BNCC, além de ser um desperdício de oportunidade, já que a Microbiologia está presente no cotidiano.
Autor: Felipe Juliani de Souza Christo
Orientador: Profª Drª. Danielle Pereira Cavalacanti
​
​
APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TEAM-BASED LEARNING) COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Este guia foi desenvolvido com o intuito de auxiliá-los acerca da aplicação do Team-Based Learning (TBL), traduzido para o Português, Aprendizagem Baseada em Equipes, com alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental.
O objetivo deste material é colaborar com uma ferramenta que demonstre o passo a passo de uma metodologia que contribua para o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem participativo, que estimule mais a interação dos estudantes, trocas de visão e debates.
Sendo assim, neste guia, você encontrará informações, recomendações e dicas sobre os processos metodológicos do TBL, além de sugestões de adaptações para sua aplicação com alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental.
​
Autor: Thaisa Vieira da Silva
Orientador: Profª Dr. Kléber Luiz de Araújo e Souza
​
​
Seja bem-vindo(a) ao e-book de Ciências, resultado de um estudo realizado no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Formação em Ciências para Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade.
Dentro da linha de pesquisa “Problemas Contemporâneos no Ensino de Ciências”, e considerando as mudanças trazidas pela implementação da BNCC, percebeu-se a necessidade de materiais pedagógicos adequados, condizentes com a realidade das escolas públicas e que auxiliem os professores frente aos desafios das novas diretrizes. Para a elaboração do presente produto pedagógico, foi realizada uma revisão na literatura acadêmica já produzida sobre a temática, garantindo uma abordagem completa e mais atualizada. Além disso, duas coleções de livros didáticos de Ciências, utilizados nas escolas públicas, foram analisadas, identificando lacunas e oportunidades de melhoria. Este material foi desenvolvido com o objetivo de explorar tanto a teoria quanto a prática de temas relacionados à unidade “Matéria e Energia” da BNCC. Seu foco é auxiliar os professores na jornada de ensinar esses conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes, e facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Espera-se que ele contribua para aprimorar suas práticas pedagógicas e que inspire seus alunos a se interessarem mais pelo estudo das Ciências. Além disso, que seja um parceiro valioso na jornada educativa de cada professor e aluno!
CADERNO PLANOS DE AULA: Para professores dos anos inicias da Educação Básica
Autor: Liliane Faria de Almeida Calatrone
Orientador: Profª Dr. Mônica de Mesquita Lacerda
​
​
Este caderno de planos de aula nasceu de uma jornada de pesquisa no Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias. Neste estudo, exploramos como as tecnologias digitais de comunicação e informação podem transformar o ensino e a aprendizagem das Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Básico. Nossa missão é contribuir para a prática pedagógica dos professores generalistas do primeiro segmento do Ensino Fundamental, por meio da construção e validação de um repositório multimídia: um e-book interativo de ciências (https://calatrone.github.io/ebook/) para inspirar e auxiliar o dia a dia da sala de aula. Esse material apresenta os planos de aulas contidos no E-book Interativo orientados pelo currículo de ciências dos anos iniciais da Rede Municipal de Duque de Caxias/RJ e alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que garantiu que nossos planos estivessem de acordo às melhores práticas para o ensino de ciências. É importante lembrar que os primeiros anos da Educação Básica é um período crucial para o desenvolvimento das crianças. Nesta fase, a curiosidade e a autoafirmação florescem, proporcionando um terreno fértil para uma aprendizagem eficaz e envolvente. Nossos planos de aula foram cuidadosamente elaborados para nutrir essa sede de conhecimento e impulsionar exploradores científicos em sua jornada de descoberta!
GUIA DE APOIO AO ENSINO DE MICROBIOLOGIA UTILIZANDO A
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA: DISCUTINDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA
O jogo de tabuleiro Sustentabilidade na Escola apresenta aos alunos diferentes problemas encontrados em ambiente escolar que contribuem para a crise ambiental atual. Durante o jogo, os alunos são convidados a explorar diferentes ambientes da escola, deparar se com problemas encontrados nos ambientes e buscar soluções que estejam em sua esfera de ação. Sempre a partir de olhar crítico sobre responsabilidades, origens e capacidades de atuação, conforme propõe a abordagem crítica de Educação Ambiental. Os resultados indicam aceitação satisfatória do material entre o público pesquisado. Verificou-se mais 60% de respostas positivas para todas as dimensões do fator de qualidade Usabilidade. Em relação ao fator de qualidade Experiência do jogador, obteve-se mais de 55% de respostas positivas em seis das setes dimensões avaliadas. Somente a dimensão “Atenção Focada” apresentou menos de 50% de respostas positivas. Esses resultados demonstram a possibilidade de uso amplo do material como ferramenta de fomento aos debates acerca da crise ambiental, sob um paradigma crítico de Educação Ambiental. A presente pesquisa foi aprovada pela Sala Paulo Freire/SME Duque de Caxias e do CEP/FO-UFRJ (Parecer 67709523.7.0000.0268).
Autor: Éthel Ribeiro Silva Coelho
Orientador: Profª Dr. Bianca Ortiz
​
​
E-book interativo com plano de aplicações para professores de Ciências
Este e-book foi desenvolvido no programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Formação em Ciências para Professores – ProfiCiências na Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade. O e-book tem como proposta o desenvolvimento de uma sequência didática com o tema usina hidrelétrica por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) a ser utilizada por docentes em sala de aula. A sequência didática é composta de um plano de aplicações com conteúdos sobre usinas de energia, incluindo as hidrelétricas, vídeos didáticos, e atividades voltadas para a metodologia ABE.
Esse material tem por objetivo ofertar subsídios para que o corpo docente possa desenvolver metodologias ativas em sala de aula, bem como facilitar a compreensão de conteúdos e conceitos físicos sobre transformações de energia nas hidrelétricas, tema atual e contemporâneo presente no documento norteador Base Nacional Comum Curricular que recomenda sua aplicação nos seguintes seguimentos: oitavo ano do ensino fundamental II, segunda e terceira séries do Novo Ensino Médio na educação básica.
Autor: Angelica de Araujo Almeida
Orientador: Profª Dr. Natasha Midori Suguihiro
Profª Dr. Monica de Mesquita Lacerda
​
​
Jardim Sensorial: Elaboração e uso para o ensino de botânica a luz da inclusão
Este e-book apresenta o Jardim Sensorial (JS) como uma ferramenta para o ensino de botânica, de sustentabilidade, de ecologia e de todos os seus desdobramentos. Esse documento apresenta: a definição de jardim sensorial, a caracterização das espécies botânicas que podem ser utilizadas, bem como algumas estratégias de ensino. O propósito deste ebook é não somente caracterizar, mas também estimular o uso dessa ferramenta e das estratégias de ensino, nas unidades de ensino tanto na área rural quanto na área urbana, favorecendo a interação aluno-meio ambiente e valorizando as espécies da flora local. Ao longo dos anos os jardins marcam presença na história evolutiva da nossa espécie. Esses espaços são utilizados para diversos fins; seja para anseios decorativos, espirituais, recreativos ou terapêuticos, bem como fábricas de conhecimentos. Nessa perspectiva, os jardins sensoriais são capazes de perpassar todos os campos citados, adicionando ainda a permissa de estimular os cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar. Logo, o jardim sensorial pode ser um ambiente não formal de ensino que fomente tanto a construção coletiva e prática do conhecimento, quanto a inclusão socioambiental dos usuários.
Autor: Carla dos Santos Candido
Orientador: Profª Dr. Bianca ortiz
​
​
Matéria & Energia: E-book para professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental
Autor: Saulo Gorgel de Lima
Orientador: Profª Dr. Déborah H. da Silva Anjos
​
​