Como etapa final do nosso programa de pós-graduação, os alunos desenvolvem trabalhos de dissertações, os quais estão disponibilizados para acesso e consulta nos links abaixo:
1) Imunoprevenção: Conhecer para divulgar / Uma proposta de sequência didática para o ensino de ciências.
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Autora: Fernanda Alves de Almeida Sousa.
Orientador: Dra. Lilian Terezinha Costa
Inúmeras são as doenças infecciosas que podem acometer uma população e provocar prejuízos a esta e ao Estado. Contudo medidas de prevenção podem ser adotadas a fim de minimizar os efeitos nocivos que podem causar, uma delas é a vacinação. Esta prática já mudou o curso da vida da espécie humana, salvando vidas, prevenindo e erradicando doenças (PIOT et al, 2019). No entanto, assim como o Sarampo, que já havia sido erradicado no país, outras doenças podem ressurgir devido à queda da cobertura vacinal evidenciada a partir de 2015 e intensificada durante a Pandemia de Covid-19 (OPAS. BRASIL, 2020). Investigamos os possíveis fatores que contribuíram para este problema e destacamos a hesitação vacinal por falta de conhecimento da ação e da eficácia dos imunobiológicos e a baixa percepção de risco da doença, além das falsas e equivocadas notícias contrárias à vacinação. Diante desta problemática e fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e na Base Nacional Comum Curricular (2017), que caracteriza a escola como um dos responsáveis pela construção e disseminação de saberes, incentivando os estudantes a adotarem hábitos saudáveis e agirem com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva (BRASIL, 1997), identificamos a necessidade de elaborar uma proposta pedagógica visando subsidiar profissionais da educação sobre a importância da imunoprevenção. Para atingir este objetivo elaborou-se uma sequencia didática (SD) numa perspectiva diferente das aulas tradicionais e que pudesse estimular professores e alunos. O roteiro da proposta inclui links de vídeo-aulas e sugestão de atividades lúdicas, como paródias musicais, jogos de bingo e cruzadinhas, para fixação dos conteúdos e avaliação. A pesquisa qualitativa prospectiva ocorreu de forma virtual e avaliou a opinião e a viabilidade de aplicação da SD por professores de ciências do ensino fundamental e biologia do ensino médio. O resultado apontou o material como um recurso satisfatório e uma ferramenta para auxiliar professores na educação, de modo interessante e diversificado, sobre a importância da vacinação como medida individual e coletiva de saúde pública.
2) Propostas de roteiros de experimentação e de analogias pictórico-verbais baseadas no estudo de cinética química do plano nacional do livro e do material didático no triênio 2019-2021.
Autor: Jorge Barbosa Nunes.
Orientador: Prof. Dr. Robson Roney Bernardo
​Este trabalho propõe uma discussão sobre o uso de analogias associado à experimentação em Cinética Química nas obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do triênio 2019-2021 com o objetivo de oferecer um recurso didático para colaborar com o aprimoramento da metodologia de ensino-aprendizagem. O referencial está baseado na orientação descrita na Base Nacional Comum Curricular para as Ciências da Natureza e suas Tecnologias e na análise dos capítulos de Cinética dos livros selecionados para a composição do PNLD. Para a composição do material investigativo da pesquisa recorreu-se aos dados coletados nessas obras que estão ilustradas por diversas analogias pictórico-verbais. Empregou-se a catalogação e a descrição dos experimentos para a elaboração de novos roteiros práticos que auxiliem na definição dos conceitos cinéticos testados em laboratório através do uso de materiais de fácil aquisição. A observação e o funcionamento dos experimentos propostos em laboratório constituirão um produto educacional para consulta e uso imediato. Espera-se que este estudo se revele como uma opção funcional para o trabalho docente no processo de construção e de elaboração dos conceitos de modo mais criativo e dinâmico para as futuras aulas de Química, atendendo às propostas estabelecidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
3) Gravidez na adolescência e a evasão escolar: Desenvolvimento de uma sequência didática.
Autora: Deise de Souza Bernardo.
Orientador: Dra. Lilian Terezinha Costa
​A presente análise aborda a influência da gravidez na adolescência na evasão escolar. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística entre os anos de 2018 e 2019, há um número crescente de adolescentes que abandonaram a escola antes de terminarem a educação básica. Vários motivos levam à evasão escolar, e o segundo mais relatado é a gravidez na adolescência. Isso pode trazer vários problemas como: aumentar a desigualdade social, afetar a vida pessoal, profissional e psicológica da adolescente, trazer riscos para a saúde da mãe e do bebê, que pode nascer prematuro, apresentar baixo peso ao nascer, ocorrer à morte perinatal, cegueira e outros transtornos relacionados ao parto. Embasado na Base Nacional Comum Curricular que propõe que as Ciências da Natureza e suas tecnologias abordem conteúdos relacionados a saúde do adolescente, esse trabalho tem como objetivo subsidiar professores, através da elaboração de uma sequência didática. Para compor a sequência realizou-se uma análise descritiva através do levantamento bibliográfico das legislações nacionais publicadas em páginas de órgãos oficiais (IBGE, MINISTÉRIO DA SAÚDE, SINASC, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO e UNESCO), sobre evasão escolar decorrente da gravidez na adolescência. A sequência didática foi desenvolvida em sete encontros e foram abordados os seguintes temas: Gravidez na adolescência, taxas de evasão escolar, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e direitos da adolescente grávida. Os objetivos desta ferramenta são orientar e auxiliar o professor no desenvolvimento de aulas dinâmicas utilizando metodologias ativas, transformando o aluno em protagonista do processo de aprendizagem. A sequência didática também foi disponibilizada no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html, de forma a ser mais acessível para os professores. O produto desenvolvido neste trabalho sinaliza que é fundamental que se discuta estes temas com os estudantes de forma mais contextualizada e eficiente, a fim de que os adolescentes aprendam que os resultados de fazer escolhas, de modo responsável, serão vistos em vários aspectos de sua vida.
4) A hidratação na prática de exercício físico: Elaboração de material didático para o ensino médio.
Autora: Jenifer Souza dos Santos.
Orientador: Dr. Rafael Guimarães Botelho
​Esta dissertação de mestrado, que versa sobre hidratação no exercício físico, apresenta os seguintes objetivos gerais: (a) identificar as funções da hidratação no corpo humano na prática de exercício físico; (b) produzir um material didático sobre hidratação no corpo humano na prática de exercício físico com conteúdo direcionado a alunos de Ensino Médio; e (c) avaliar, no âmbito do Ensino Médio, o material elaborado. Esta pesquisa está dividida em quatro etapas: 1a) Pesquisa bibliográfica, na qual foram levantados dados sobre hidratação e sobre hidratação na prática de exercício físico para embasar o desenvolvimento do produto educacional. 2a) Elaboração do material didático, uma garrafa que traz informações sobre hidratação no exercício físico. 3a) Avaliação do material didático, na qual o produto elaborado será avaliado por alunos/as de Ensino Médio. 4a) Aperfeiçoamento do material didático, fase na qual o produto será aprimorado com base no feedback avaliativo dos/as alunos/as. Antes da aplicação, o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ e pelo CEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), instituição coparticipante da pesquisa. No que tange aos resultados, a garrafa Hidratex é um material didático que busca promover a educação para a hidratação na prática de exercício físico. Este material sintetiza os conteúdos mais importantes sobre hidratação no corpo humano para a realização do exercício físico visando propiciar ao aluno uma educação inovadora e cativante. O material inclui duas partes: um rótulo e uma bula. Cabe registrar que a Garrafa Hidratex é um produto educativo, incluindo apenas imagens e texto, não inclui nenhum tipo de líquido. No que concerne à avaliação do material, todos os alunos concordaram com a clareza e adequação do produto para a faixa etária escolar do Ensino Médio. Os participantes foram unânimes ao responder que a garrafa ajuda a compreender o assunto da hidratação na prática de exercício físico. Todos também assinalaram que o material didático estava bem ilustrado e que pretendem seguir as recomendações de hidratação da Garrafa Hidratex. A facilidade de leitura e a estrutura em tópicos foi bem avaliada pelos alunos. A cartela de cores de urina foi muito comentada durante as avaliações. As sugestões dos participantes foram incorporadas à versão final do material, adicionando informações extras na bula. Produziu-se, ainda, uma página virtual contendo as informações da Garrafa Hidratex, facilitando a sua divulgação. Este trabalho mostra-se relevante ao discutir e promover uma educação para a hidratação no exercício físico e apoia-se nas palavras dos próprios alunos, que relatam achar importante receber essas informações e que a forma como lhes foi apresentada os incentivou a pensar na sua própria hidratação. Futuros trabalhos podem avaliar se a garrafa é um facilitador de aprendizagem. Além disso, uma estratégia interdisciplinar poderá ser utilizada na prática pedagógica escolar.
5) Análise do conteúdo de evolução vegetal nos livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental, elaboração do adapplantae: um jogo das adaptações das espécies vegetais no ambiente terrestre
Autora: Martha Maciel de Almeida
Orientador: Dra. Bianca Ortiz
​A Botânica está enfaticamente presente no nosso dia a dia constituindo uma área vital para o conhecimento e a manutenção do planeta. Porém, seu ensino na Educação Básica vem sendo marcado pela falta de assimilação dos conteúdos que geram o desinteresse nos alunos, reforçando os princípios da Cegueira Botânica. O objetivo deste trabalho é desenvolver um jogo de tabuleiro lúdico e didático sobre a evolução vegetal contribuindo para ampliar os conhecimentos de botânica para os alunos dos anos finais do ensino fundamental diminuindo os impactos da Cegueira Botânica. Para alcançar esse objetivo analisou-se 10 livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2020 de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Verificou-se através da análise que após a reformulação dos livros didáticos, para se adequarem a proposta da BNCC, os conteúdos de Botânica foram reduzidos e compactados em um único capítulo sobre “Vida e Evolução”, se tornando superficial e apresentando falhas. Após a análise foi elaborado o AdapPlantae; um jogo que envolve os conteúdos sobre evolução dos vegetais que apresentavam falhas ou ausências nos livros didáticos fortalecendo a Cegueira Botânica. O jogo é baseado no artigo De Vries & Archibald (2018) intitulado “Plant evolution: landmarks on the path to terrestrial life” que aborda a problemática de forma resumida e bastante elucidativa. Para avaliar a eficiência do jogo “AdapPlantae” foi realizada coleta de dados por meio do uso de um formulário avaliativo online com 11 questões fechadas e duas abertas sobre dinâmica, layout, peças e usabilidade do jogo. O público-alvo foram professores de Ciências e/ou Biologia que serão os usuários deste produto. O trabalho conciliou as metodologias quantitativa e qualitativa com a finalidade de potencializar a pesquisa. Com base nos resultados obtidos nas avaliações realizadas os professores concordaram que o produto elaborado funciona como instrumento facilitador de ensino para enriquecer as aulas de Botânica. Portanto, conclui-se que o AdapPlantae corroborará para as aulas de Ciências tornando-as mais dinâmicas e lúdicas estimulando os alunos e favorecendo a aprendizagem significativa.
6) Produção de material didático para o ensino de física.
Autor: Adriano Profeta
Orientador: Mônica de Mesquita Lacerda
Atualmente os professores têm encontrado dificuldades para lecionar física no ensino básico, com modelos de aulas que não têm atraído a atenção dos alunos nem correspondido às suas expectativas, com isso a sala de aula tem deixado de ser um elemento motivador para o aprendizado. Mediante a isso acreditamos que uma proposta de aula estimulante pode motivar os alunos a seguir carreira em áreas de tecnologia que demanda dos jovens conhecimento na área de Física. Através de um estudo dos trabalhos apresentados na literatura, observamos que algumas propostas são apresentadas para melhoria do ensino de Física na educação básica, entretanto as formas de aplicação das soluções propostas não estão nítidas, entre elas, a utilização da experimentação, onde não se explica como os experimentos poderiam ser trabalhados e avaliados em sala de aula. Diante disso, este projeto propôs construir um material didático experimental, produzido com material de baixo custo e fácil aquisição, que pudesse ser utilizado com uma linguagem diferente para cada etapa do aprendizado, seja no ensino fundamental ou médio. Servirá ao professor como um complemento essencial em sua prática pedagógica, a fim de tornar as aulas de Física mais atrativas e estimulantes, minimizando então, as dificuldades encontradas pelos alunos nesta disciplina. O kit experimental é constituído de materiais de fácil acesso e demonstra conceitos de cinemática, hidrostática, óptica e magnetismo. A aplicação do kit foi implementada através de sete encontros virtuais, onde as práticas foram apresentadas a um grupo de 29 professores que lecionam conceitos de Física em todo ciclo da educação básica e que responderam a dois questionários avaliativos. Com os dados coletados das falas dos professores e dos resultados dos questionários, fizemos uma análise quantitativa e qualitativa para verificar a relevância da utilização do conjunto experimental como uma ferramenta de apoio didático eficiente para o ensino de conceitos de Física na educação básica. Como resultado do projeto, além do material produzido, concluímos que o kit apresentado é um eficiente recurso pedagógico para o professor ao ministrar conceitos de Física seja no ensino fundamental ou médio, com isso associado a outras práticas pedagógicas, será um grande aliado para o ensino de Física na educação básica.
7) Produção de um roteiro de aula extraclasse na trilha interretativa da baleia no Parque Natural Municipal da Taquara- Duque de Caxias- Rio de Janeiro- Brasil
Autor: Félix Hermínio Pereira Junior
Orientador: Professor Doutor Alexandre de Gusmão Pedrini.
Esta dissertação apresenta um roteiro de uma aula extraclasse à luz da educação ambiental crítica, abordando a problemática das mudanças climáticas globais em uma área natural, Parque Natural Municipal da Taquara, uma unidade de conservação da cidade de Duque de Caxias, região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Após um levantamento bibliográfico e documental, avaliaram-se as possibilidades de uma visita técnica para registro fotográfico e seleção de uma trilha com potencial interpretativo para marcação de pontos que pudessem, junto aos estudantes, contribuir para a troca de experiências sobre a geobiodiversidade, a cultura local e os embates históricos da região. Os pontos interpretativos, então, foram marcados, definidos e geolocalizados na trilha da baleia. Isso possibilitou colocar em prática uma atividade pedagógica que exercitasse, de maneira lúdica, as habilidades e competências dos educandos. A aula pela preleção formulada, busca abordar de maneira concreta, com materiais de apoio, a complexidade das causas e das consequências das Mudanças Climáticas Globais Antropogênicas possíveis de serem observadas nos pontos respectivos. A seção final avalia a sugestão de aproximar a escola de áreas de conservação, como ferramenta de conexão da realidade ambiental, problematizando, pela Educação Ambiental Crítica, as causas e consequências das Mudanças Climáticas Globais Antropogênicas.
8) Microbiologia no ensino médio: Desenvolvimento de proposta de estratégias didáticas complementares para o ensino na área
Autor: Rayanne Ribeiro de Souza
Orientadora: Dra. Danielle Pereira Cavalcanti
A Microbiologia é um campo da Ciência cujos conhecimentos interferem diretamente na qualidade de vida da população e muitas temáticas nessa área fazem parte das competências e habilidades descritas na BNCC para serem trabalhadas com alunos da educação básica. Por estudar organismos e processos invisíveis a olho nu, há uma dificuldade dos estudantes em compreender conceitos abstratos de Microbiologia e associá-los ao seu cotidiano. Assim, essa dissertação teve como objetivo contribuir para essa discussão, tendo como produto a elaboração de propostas de estratégias didáticas complementares para o ensino de Microbiologia. Para produzir tais estratégias, inicialmente foi realizada a análise dos conteúdos de Microbiologia em livros didáticos (LD) do ensino médio que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), os associando com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro de três grandes temáticas em Microbiologia definidas por nós (doenças bacterianas, características morfológicas e estruturais das células bacterianas e papel benéfico dos microrganismos para o homem). Após avaliação detalhada dos LD, baseada em critérios estabelecidos previamente para cada tópico, estes foram classificados como satisfatórios, regulares ou insatisfatórios para cada um dos três temas propostos, de acordo com a pontuação obtida. A partir da constatação da carência de atividades experimentais em Microbiologia nos LD, foram construídas estratégias pedagógicas para produção de modelos didáticos tridimensionais de bactérias Gram negativa e Gram positiva, utilizando massa de biscuit, que podem ser reproduzidos por outros docentes para serem utilizados como material de ensino complementar para auxiliá-los a trabalhar conceitos abstratos em Microbiologia com estudantes da Educação Básica. Outra estratégia de ensino produzida envolveu a elaboração de roteiros adaptados de atividades experimentais relacionadas à fermentação láctica e fermentação acética, enfocando o papel benéfico dos microrganismos para o ser humano. Visto que muitas escolas, principalmente públicas, não possuem laboratório de ciências adequado com microscópios e materiais necessários para que os alunos realizem aulas práticas em Microbiologia, esperamos que os modelos tridimensionais e atividades experimentais desenvolvidos nesta dissertação possam inspirar outros professores a utilizá-los em sua prática em sala de aula, buscando despertar o interesse dos alunos pela área. Esperamos ainda que análise dos livros didáticos realizada também possa ser utilizada pelos docentes, os auxiliando em suas escolhas de LD para trabalhar com suas turmas.
DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2021