top of page
Graduation Celebration

Produtos Pedagógicos desenvolvidos no ano de 2021:

Sequência Didática Investigativa

Autora: Luana Balbino dos Santos

Orientadora: Bianca Ortiz da Silva

A proposta didática desenvolvida busca ampliar a visão dos estudantes sobre a botânica, especificamente em relação à morfologia vegetal, permitindo que compreendam os conceitos, processos, e sobretudo como tais conteúdos são produzidos, evitando-se uma simples memorização.


- Objetivos de aprendizagem:
1. Entender as bases da produção do conhecimento científico;
2. Identificar as características morfológicas adaptativas que servem de base para a classificação das plantas;
3. Caracterizar os principais grupos vegetais; 

Roteiros de experimentação e de analogias pictórico-verbais em Cinética Química

Autor: Jorge Barbosa Nunes

Orientador: Prof. Dr. Robson Roney Bernardo

Analogia - estudar Ciência a partir da comparação do senso comum com o saber científico, por meio do uso de imagens associadas a pequenas descrições.
Experimentação - o protagonismo pela busca e análise de resultados, com espírito de coletividade, responsabilidade e respeito à Ciência.
Reflexão - fazer parte do mundo através da compreensão dos fenômenos que ocorrem na natureza e na vida cotidia

Esse roteiro didático é resultado da Dissertação – Produção de um roteiro de uma aula extraclasse na Trilha Interpretativa da Baleia no Parque Natural Municipal da Taquara, Município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil – junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Duque de Caxias, Professor Geraldo Cidade. O roteiro aqui apresentado é um produto educacional, resultado da integração da escola com o Parque Natural Municipal da Taquara com a UFRJ / Caxias com o objetivo de facilitar o entendimento da complexidade socioambiental das Mudanças Climáticas Globais Antropogênicas junto aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, com atividades pertinentes a Educação Ambiental Crítica (LAYRARGUES; LIMA, 2014).

Roteiro interpretativo sugerido para a trilha da Baleia

Autor: Félix Herminio

Orientador: Dr. Alexandre de Gusmão Pedrini

IMUNOPREVENÇÃO: CONHECER PARA DIVULGAR - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autor: Fernanda Alves de Almeida Sousa

Orientador: Profª. Drª. Lilian Terezinha Costa

Essa sequência didática foi elaborada com atividades teóricas e lúdicas destinadas a educar os alunos sobre a importância da vacinação. O trabalho é proposto não de forma a esgotar o assunto, mas para consolidar no educando a importância da vacinação como principal forma de intervenção individual e coletiva de prevenção a doenças, além disso, visa estimular a prática do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.

As atividades descritas nessa Sequência didática foram elaboradas para o contexto do ensino fundamental e médio e podem ser adaptadas para outros níveis de ensino. O material pode ser aplicado na íntegra ou de forma parcial, tanto para o planejamento de aulas regulares, como em projetos de extensão, atividades extracurriculares ou como o professor julgar útil. Sendo necessárias noções prévias sobre microrganismos e células.

A sequência é composta por 6 encontros: 1º e 2º encontros – serão destinados a problematização e fundamentação teórica do conteúdo; 3º e 4º - conterão atividades lúdicas visando facilitar a fixação dos conteúdos de forma estimulante e divertida; 5º encontro visará contextualizar e transformar os alunos em divulgadores de informação; 6º encontro - será destinado à avaliação do aluno, que também poderá se realizada qualitativamente ao longo de todo o processo.

Este material integra parte da dissertação do curso de Mestrado Profissional Formação em ciências para professores – PPG PROFICIÊNCIAS – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A presente sequência didática visa ampliar o diálogo sobre sexualidade no ambiente escolar, visto que o tema é considerado essencial para a formação do ser humano. Na adolescência, estas manifestações ficam evidenciadas, acompanhadas por conflitos, dúvidas, incertezas, e, principalmente a falta de informação, que acabam adentrando junto com o adolescente no ambiente escolar. Estamos propondo uma sequência didática composta por 7 encontros, onde os conteúdos desses encontros estão de acordo com as habilidades da BNCC. O último encontro é destinado à avaliação do aluno, esta pode e deve ser realizada qualitativamente ao longo de todo o processo. Para sistematizar os conteúdos a serem trabalhados, são definidas as temáticas, com seus objetivos específicos, e estes, atrelados às estratégias e instrumentos pedagógicos. Este material integra parte da dissertação do curso de Mestrado Profissional Formação em ciências para professores – ProfCiências –Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

PREVENÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR DEVIDO A GRAVIDEZ PRECOCE

Autor: Deise de Souza Bernardo

Orientador: Profª. Lilian Terezinha Costa

bottom of page