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tampões da graduação

Como etapa final do nosso programa de pós-graduação, os alunos desenvolvem trabalhos de dissertações, os quais estão disponibilizados para acesso e consulta nos links abaixo:

1)   Doping intelectual e as consequências deletérias à saúde: abordagem lúdica no formato de jogo para os alunos do ensino médio

​

Autora: Sabrina Silva Santos

Orientadora: Prof. Drª. Ana Paula Santos da Silva

De acordo com o dicionário, entende-se doping como o uso de qualquer substância que possa acarretar alteração artificial no desempenho fisiológico ou de comportamento do usuário. O uso excessivo de tais substâncias pode transpassar o que o corpo fisiologicamente resiste, podendo ocasionar danos à saúde. À vista disso, um fato pouco explorado é que cada vez mais, jovens estudantes estão aderindo ao doping para intensificar o seu rendimento nos estudos, tendo como importância e enfoque apenas os efeitos satisfatórios como o aumento da atenção e a capacidade de se manter acordado e em atividade, o que pode ser definido como doping intelectual. Nesse sentido, é importante salientar que a busca pela otimização e pela alteração das habilidades cognitivas como a memória, a atenção ou a abstinência de sono durante a noite em pessoas consideradas saudáveis, ocorre, na maioria das vezes, pela pressão social e educacional. A adversidade da situação é que esse doping intelectual, cognitivo ou mental, pode trazer, como qualquer outro, efeitos deletérios à saúde. Em alguns casos as consequências são desconhecidas por parte dos utilizadores, ou em alguns casos, se torna conhecido, porém de menor repercussão do que os seus benefícios. Considerando tais coeficientes, o presente trabalho vem do interesse de auxiliar e orientar discentes do Ensino Médio (EM) quanto ao tema doping intelectual, tendo como foco as substâncias estimulantes cafeína e ritalina, com o propósito de transmitir e elucidar tal informação através da ferramenta lúdica no formato de um jogo de dardos. O estudo foi realizado com 207 alunos dos segmentos 1o, 2o e 3o ano do EM de escolas públicas e privadas da cidade de Petrópolis/RJ, entre os meses de março e abril de 2023. Para o desenvolvimento da atividade foi aplicado anterior e posterior ao jogo um questionário avaliativo. Os resultados obtidos a partir do questionário pré-jogo evidenciaram o pouco ou nenhum conhecimento dos discentes sobre o tema de Fisiologia Humana (49% e 42%, respectivamente) e doping intelectual (27% e 71%, respectivamente). A maioria dos alunos alegou não ter participado de nenhuma aula que relacionasse os temas Fisiologia Humana e doping intelectual (84%). Após aplicar a atividade lúdica foi possível analisar a partir do questionário pós-jogo, que grande parte dos alunos considerou agradável a metodologia de aplicação do jogo (94%).

2)   O Poder das Plantas: do Chá à Bionanotecnologia

 

Autor: Rosana Mota Coelho da Silva. 

Orientador: Prof. Drª. Bianca Pizzorno

Desde sua origem, o chá é consumido com o desígnio de aperfeiçoar mente, corpo e alma. Após a sua disseminação no ocidente, intensificaram-se os estudos sobre as propriedades químicas do chá e os benefícios associados aos bioativos, analisando as propriedades nutricionais e farmacológicas, as ações antioxidantes e antimicrobianas. A relação da composição química dos chás, provenientes da planta Camellia sinensis, e os benefícios promovidos ao sistema orgânico vão desde retardar
o processo de envelhecimento das células, prevenindo o avanço de doenças degenerativas, como câncer, até a prevenção de doenças cardiovasculares e o diabetes. As funções antioxidantes e antimicrobianas apresentam potencial para suprir a demanda de produtos sintéticos por naturais. Porém, a biodisponibilidade de tais bioativos no meio é complexa, não atingindo o seu potencial. Dessa forma, a união da nanotecnologia e da biotecnologia associa os benefícios de extratos vegetais, priorizando o alto poder medicinal com a estabilização e a biodisponibilidade proporcionada pelas nanopartículas. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um livro a partir da análise e da compreensão das propriedades dos extratos vegetais e a relação com a bionanotecnologia, vislumbrando a divulgação científica desses temas. Dessa forma, espera se que a área de Ciências da Natureza assuma o compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, que envolve não somente o conhecimento sobre ciência e tecnologia, mas sua correlação com a sociedade.

3)Entrelaçando a química e a nanotecnologia: um e-book para uma feira de ciências interdisciplinar.

 

Autora: Deise de Souza Bernardo. 

Orientador: Dra.Bianca Pizzorno

A nanotecnologia baseia-se na manipulação de átomos e moléculas para a criação de estruturas complexas com aplicação para diferentes fins de acordo com os segmentos de interesse. Dos ramos de aplicação da nanotecnologia, as que mais se destacam são as áreas de química, biologia, física, medicina, engenharia, meio ambiente, sociologia, economia, entre outras áreas. Por se tratar de um tema interdisciplinar, a nanotecnologia possui um vasto campo de conhecimento científico e tecnológico que podem ser aproveitados para enriquecer o ensino e a educação. Logo, esta dissertação tem como objetivo principal desenvolver um e-book abordando conceitos de nanotecnologia juntamente com os conteúdos da grade curricular da disciplina de Química, incluindo orientações para aplicação do material e implementação em Feira de Ciências de escolas públicas e/ou privadas da educação básica. A metodologia consiste em introduzir o conhecimento prévio através da elaboração de capítulos contendo uma revisão bibliográfica de nanotecnologia, química e demais ciências da natureza, voltados para a aplicação em Feira de Ciências. Com esta cartilha, espera- se que os alunos despertem interesse pelos conteúdos envolvidos nesta área, ampliando seu conhecimento com a contextualização acerca da nanotecnologia e sejam estimulados ao letramento científico.

4)   O Estudo de Química Verde Aplicado em um Jogo de Tabuleiro.

 

Autora: Rafaele Motta da Silva 

Orientador: Dr. Robson Roney

A biodiversidade está passando por um momento de necessidade de conservação global, devido a sua redução nas últimas décadas, visando preservar e manter o meio ambiente sustentável. Dentro deste cenário se faz necessário compreender que a área de Química possui relação positiva com a
sociedade e não apenas de destruição ambiental. Pensando na preservação do meio ambiente a química passou a ter algumas particularidades nos seus processos, surgindo o conceito de Química Verde (QV). A QV possui o intuito de reduzir o impacto ambiental, pensando na sustentabilidade do planeta. Nesse sentido vale ressaltar uma preocupação em apresentar o conteúdo para alunos da Educação Básica, para uma melhor compreensão das atitudes antrópicas com relação ao meio ambiente. Considerando o conceito de QV o presente trabalho vem do interesse de discutir o tema associando todo conteúdo estudado na Educação Básica e de maneira revisional. O estudo foi realizado com 100 alunos da 3a série do Ensino Médio, da rede privada e pública do município de Petrópolis/RJ, no mês de agosto de 2023. A atividade foi baseada na construção do jogo de tabuleiro de perguntas relacionadas ao meio ambiente e questionários de caráter avaliativo. Os resultados obtidos a partir do questionário prévio observou que o conhecimento no tema era de 44% e após o jogo a compreensão foi de 92%. Quando foram questionados sobre a importância de conhecer o tema, a maioria respondeu que “muito importante” (70,7%), importante (29,3%). Com isso, foi possível concluir que o desenvolvimento da atividade gameficada em formato do jogo de tabuleiro, assim como as discussões durante a atividade foram bem aceitas pelos alunos
ajudando na compreensão de um tema complexo.

5) Uma estratégia de enfrentamento da crise climática para aplicação em escolas da educação básica, por meio de um projeto de compensação de carbono no campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Autora: Sérgio Ricardo Ferreira Harduim

Orientador: Dra. Monica lacerda

Os eventos climáticos extremos têm ocorrido com maior frequência, e em menor intervalo de tempo, evidenciando que estamos testemunhando mudanças, talvez, irreversíveis no clima mundial. São inundações, estiagens, calor intenso e até mesmo furacões que se acentuam provocando mortes, prejuízos materiais, perda da biodiversidade e doenças. Com o objetivo de colaborar no enfrentamento dessa crise, esta dissertação apresenta um projeto de certificação “carbono neutro” para o Campus Duque de Caxias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DC-UFRJ). A proposta consiste em elencar os gases do efeito estufa emitidos pelo corpo social da instituição, calcular o total das emissões para a atmosfera e planejar estratégias de compensação e mitigação. Os resultados mostram que o total das emissões durante o ano-base 2022 foi de 16,24 tonCO2e e que, considerando a decisão de compensar os 5 anos de existência do campus, desde a sua instalação em Duque de Caxias em 2018, é necessário plantar 406 árvores na própria área. Outras duas estratégias de compensação foram assumidas: a aquisição de créditos de carbono certificados pela
Organização das Nações Unidas – ONU e a instalação de um sistema solar fotovoltaico na área do estacionamento. Como etapa mitigatória, foram realizadas reuniões e palestras acerca de ações necessárias à doravante redução gradual das emissões de carbono no campus. E, principalmente, foi criado o site “Escola Carbono Neutro”, como produto pedagógico, e que tem como objetivo contribuir para a educação, mesmo que informal, e para a conscientização sobre a crise climática. O campus DC-UFRJ ‘carbono neutro’ pode ser um modelo para a replicação do projeto em outras instituições educacionais, que encontrarão suporte, material de referência, uma calculadora da pegada ecológica, vídeos e textos explicativos no “site www.escolacarbononeutro.prima.org.br” que está disponível com acesso total para
auxiliar na implantação de novos projetos.

6) Divulgação Científica em Nanotecnologia

 

Autora: Felipe Gustavo Silva de Abreu

Orientador: Dra. Monica Lacerda

O papel da divulgação científica na sociedade vem, a cada dia, tornando-se indispensável ao possibilitar o acesso às informações de uma maneira mais ampla. Vinculado a esse processo, o avanço da Tecnologia e Informação trouxe consigo a possibilidade da existência da pós-verdade e a criação das chamadas “fake news”. Como podemos, então, viabilizar a divulgação científica sobre nanotecnologia com conteúdo acessível, fácil de entender e com rigor científico? Este trabalho apresenta a criação de uma página na internet que pode ser utilizada por qualquer pessoa que esteja interessada em conhecer esse ramo tecnológico da ciência. Os experimentos realizados e divulgados são: Diluição em Escala Nano para compreensão da escala nanométrica, Efeito Tyndall para observação indireta da formação de nanopartículas, Molhamento de Superfícies para observação de propriedades decorrentes de estruturas hierarquizadas, Razão Área-Volume para compreensão do papel da escala no resultado dos experimentos, Nucleação e Crescimento de Cristais para entendimento das bases da preparação de nanopartículas e, como exemplo de preparação ou utilização de nanomateriais, Produção de Nanopartículas de Cobre, Nanopartículas de Dióxido de Titânio, Produção de Nanofilmes, Síntese de Nanopartículas Magnéticas com Materiais Alternativos e Pontos Quânticos. Espera- se que o acesso irrestrito ao site contribua para tornar os conhecimentos básicos de nanotecnologia acessíveis ao público em geral, alcançando aqueles que ainda não a conhecem ou que desejam aprimorar seu conhecimento sobre o tema.

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2023

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