Como etapa final do nosso programa de pós-graduação, os alunos desenvolvem trabalhos de dissertações, os quais estão disponibilizados para acesso e consulta nos links abaixo:
1) Ensino de ciências da natureza através de jogos virtuais
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Autora: Silvia Alessandra Ribeiro de Farias
Orientador: Dra. Monica Lacerda
Neste trabalho apresentamos uma proposta de jogo virtual, desenvolvido para o ensino de ciências da natureza na Educação Básica, aplicando-se os conceitos de gamificação, considerada uma metodologia ativa que apresenta elementos de jogos tais como: desafios e metas a fim de desenvolver competências e habilidades de forma dinâmica, envolvendo os alunos para que se tornem atuantes durante o processo de construção de conhecimento. O jogo foi construído na plataforma Google Apresentações (Google slide) com figuras do site CANVA. O aluno/jogador pode interagir na dinâmica do jogo através dos botões configurados nas telas com hiperlinks que direcionam para slides diferentes baseados em suas respostas. O jogo apresenta uma pontuação ou um sistema de recompensa para que o jogador acompanhe o seu progresso e utiliza gráficos e animações para tornar a experiência dinâmica e envolvente. O uso da tecnologia possibilita colocar em prática conteúdos de ciências da natureza de forma lúdica e engajadora. O jogo virtual trabalha temas contidos no eixo temático Terra e Universo e busca desenvolver as habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para estudantes do Ensino Fundamental, visando atender a competência 5, Cultura digital, que coloca como função da escola levar o aluno a compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma criativa, significativa e ética para construir conhecimentos e resolver problemas exercendo protagonismo e autonomia. O engajamento e participação são verificados por meio do controle do fluxo de acesso nas trilhas de aprendizagem percorrida pelos estudantes dentro do jogo. Pode-se, também, verificar o interesse dos alunos pelos conteúdos e analisar seus desempenhos utilizando notas bimestrais como variáveis desse processo. Este trabalho espera mostrar que o uso da gamificação promove melhores resultados na relação ensino- aprendizagem, pois os estudantes deste período escolar apresentam grande interesse pela tecnologia e sobretudo por jogos. O resultado deste trabalho é um jogo virtual ancorado em site como produto pedagógico que estará disponível para todos os interessados em utilizar este jogo em sua prática pedagógica.
2) Produção de uma sequência de ensino investigativo para aplicação em uma trilha interpretativa no refúgio de Vida Silvestre estadual na Serra da Eestrela.
Autor: Marcia Nascimento de Souza e Silva.
Orientador: Prof. Dr. Alexandre de Gusmão Pedrini
As atividades em Educação Ambiental (EA) podem ser desenvolvidas em diversos espaços. As áreas de preservação ambiental, como as unidades de conservação (UC) frequentemente acontecem atividades didáticas de EA, que comumente ocorrem em Trilhas Interpretativas (TI). As abordagens com problematização socioambiental, com a Emergência Climática (EC), muita das vezes não são debatidas em atividades realizadas em TI, frequentemente desempenhada por ações pedagógicas em Educação Ambiental Crítica (EAC). A presente dissertação difunde em seus resultados uma pesquisa que testa empiricamente um modelo teórico elaborado para realização de aulas extraclasses de EAC para o enfrentamento da EC, na UC Refúgio da Vida Silvestre da Serra da Estrela (REVISEST) no estado do Rio de Janeiro, em nove pontos interpretativos. Os sujeitos da pesquisa foram 21 alunos, sendo um autista, do 3o ano do ensino médio do Colégio Estadual José Veríssimo. A metodologia didática utilizada foi a sequência de ensino Investigativo (SEI) sobre EAC com a temática da EC, estruturada em 4 etapas: a) Sensibilização temática e problematização; b) Pesquisa, leitura e confecção de material didático; c) Aulas extraclasses na TI e d) Avaliação e conclusão. O resultado da SEI mostrou que o modelo teórico foi aprovado com uma proposta agregadora, que foram as questões provocadoras, que estimularam ao protagonismo e a criticidade dos alunos diante das questões sobre EC. Foram obtidos 61% de incremento de conhecimento dos alunos nas questões fundamentais sobre as causas da EC e passaram a ter uma visão socioambiental maior. Com a aprovação das atividades pedagógicas realizadas na SEI elaborou-se um Guia Didático (GD) com a descrição de todas as etapas metodologias, destinado aos professores da educação básica de diversas áreas de conhecimento. O formato do GD é virtual em arquivo PDF (formato portátil de documento), recebeu ficha catalográfica com ISBN e está disponível para ampla divulgação
e distribuição gratuita.
3) Elaboração de um Podcast sobre Doença de Chagas paraAlunos com Deficiência Visual da Educação Básica doEstado do Rio de Janeiro.
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Autora: Suzane de Araujo da Silva.
Orientador: Dra. Teresa Cristina Calegari Silva
A deficiência visual é uma condição de restrição parcial ou total da visão, que pode ser temporária ou definitiva. Alunos que possuem essa condição necessitam de recursos didáticos além dos usuais. Nesse sentido, elaboramos para os alunos com baixa visão ou cegos do Ensino Fundamental II do Instituto Benjamin Constant uma sequência didática no formato de um podcast educativo. Esse podcast trata sobre os principais aspectos da doença de Chagas (DC) e recebeu o nome de PODCHAGAS. A elaboração dos quatro episódios do PODCHAGAS baseou-se em uma análise prévia dos conteúdos sobre a DC em oito livros didáticos que foram selecionados. Nesta análise foi observada uma carência em relação à abordagem sobre essa doença e poucas ofertas de recursos didáticos. Ademais, considerou-se que a doença de Chagas é uma doença endêmica no Brasil, sendo considerada uma Doença Tropical Negligenciada (DTN) e por isso, possui uma grande importância para a saúde pública. Além do podcast, foram elaborados questionários para avaliar o conhecimento dos alunos sobre a DC antes e após a aplicação doPODCHAGAS. O resultado deste trabalho evidenciou que o podcast é uma importante ferramenta didática, sendo inclusive já bastante utilizada pelos alunos. Foi observado, na análise dos questionários, que a aplicação do PODCHAGAS foi satisfatória e contribuiu para o aprendizado de alguns aspectos sobre a DC. O PODCHAGAS está disponível com livre acesso nas plataformas do YouTube e Spotfy. Dessa forma, esperamos que esse produto pedagógico seja utilizado como recurso didático para o público alvo em questão e outros, auxiliando no processo de ensino-aprendizado.
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4) A Respiração no Corpo Humano: proposta de material didático para o ensino de Biologia.
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Autora: Marcelle Santos de Araujo.
Orientador: Dr. Rafael Guimarães Botelho
Esta dissertação foi desenvolvida a partir do tema os diferentes níveis de respiração (extracelular e intracelular) no corpo humano e estabeleceu os seguintes objetivos gerais: (a) analisar os conteúdos sobre respiração no corpo humano em livros didáticos de Biologia e de Ciências da Natureza para o Ensino Médio e em obras de Anatomia Humana e Fisiologia Humana; e (b) produzir um material que consiga unir informações introdutórias, básicas e práticas relacionadas aos diferentes processos de respiração no corpo humano e que seja direcionado ao Ensino Médio. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada em quatro etapas: seleção do corpus de análise, análise dos livros didáticos, pesquisa bibliográfica e elaboração do material didático. Para a análise do corpus de livros que fundamenta o capítulo de resultados, foram empregadas as técnicas de análise de conteúdo e análise documental.Para a realização do estudo, foi utilizada uma ficha estruturada com perguntas relacionadas à análise de livros didáticos. Resultados: dos 21 livros didáticos de Biologia e de
Ciências da Natureza que constituíram o corpus de análise, 10 obras incluíram o tema da “respiração no corpo humano”. Em todos os livros analisados foi observado que os dois níveis de respiração no corpo humano são apresentados de forma separada. Foi possível constatar que a inter-relação entre os níveis de respiração no corpo humano é pouco explorada nos materiais didáticos, sendo, algumas vezes, ignorada. O material didático foi estruturado com cinco páginas, contendo informações introdutórias básicas e enriquecido com seis ilustrações elaboradas para tornar o conteúdo mais acessível e fácil para a visualização dos alunos. Desta forma, o material introdutório foi concebido para permitir diferentes abordagens durante o ensino e dando ao professor a possibilidade de abordar os tipos de respiração no corpo humano de forma integrada, evitando confusões conceituais entre os alunos. Como forma de continuidade e avanço nas pesquisas em relação ao produto pedagógico desta dissertação, recomenda-se a aplicação prática do material entre alunos de Ensino Médio, a sua valoração/avaliação, e, por último, o seu possível aperfeiçoamento.
5) SAÚDE EM CENA: proposta de aplicação de roteiro teatral para o ensino de doenças de veiculação hídrica no Fundamental II
Autora: André Fernandes
Orientador: Dr Josué Xavier de Carvalho
Esta dissertação apresenta reflexões acerca do uso do teatro como estratégia de ensino de Ciências. O objetivo principal do trabalho é propor aos docentes a aplicação de um roteiro teatral didático, para enfatizar o ensino do conteúdo temático Doença de Veiculação Hídrica, em turmas do sétimo ano do Fundamental II. O roteiro contém elementos cômicos que ajudam a enfatizar informações sobre os agentes infectantes, as sintomatologias e as formas de contágio e de prevenção das patologias hídricas. O ensino dessas patologias compõe a habilidade EF07CI09 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da qual espera-se que os estudantes sejam capazes de interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado em que vivem e de analisar indicadores da saúde e da cobertura dos serviços de saneamento básico. A primeira parte
da dissertação aborda a relação entre a cobertura desses serviços e a ocorrência das doenças transmitidas pela água. Bem como os debates teóricos em torno da utilização do teatro enquanto estratégia de ensino. Na segunda parte do texto, são apresentados os resultados do estudo, os quais correspondem à elaboração de estratégias sugestivas para os professores, como plano de aulas e possibilidades de verificação da aprendizagem. O principal desdobramento deste trabalho é a construção e a apresentação de um produto pedagógico, composto por: plano de atividades, roteiro teatral didático e sugestões de figurinos. É importante destacar que o produto pedagógico pode ser adaptado à realidade
de cada escola e às necessidades pedagógicas individuais dos professores.
6) DARWINIANA: O USO DO ROLE PLAYING GAME NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS EVOLUTIVOS
Autor: Leonardo Avelar
Orientador: Dr. ALFRED SHOLL FRANCO
A Base Nacional Comum Curricular estabelece a evolução como eixo integrador e organizador do ensino de biologia. No entanto, percebe-se um baixo grau de concordância com os conceitos evolutivos, principalmente quanto à ancestralidade comum das espécies, onde, aproximadamente, 50% da população adulta rejeita a origem, a partir de um ancestral comum, dos humanos e outros primatas. Ao detalhar esse dado, observa-se que há maior discordância, com esses conceitos, entre indivíduos que concluíram o ensino médio, indicando a necessidade de novas estratégias no processo de ensino-aprendizagem de evolução biológica nos anos finais da educação básica. Diante deste cenário, este projeto teve como objetivo desenvolver o RPG Darwiniana para ser utilizado como uma ferramenta didática imersiva nos anos finais da educação básica, sendo submetido e aprovado pelo comitê de ética (CAAE: 56032521.0.0000.5257). Para tal propósito, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, a fim de levantar as intervenções com RPG na educação brasileira entre os anos de 2003 e 2023. Foram analisadas 4 bases de dados (Periódicos CAPES; ABCD Portal de Busca Integrada da USP; SciELO; e Redalyc), resultando em 129 artigos elegíveis, dos quais 18 foram inclusos na revisão após os filtros do fluxograma PRISMA.
7) CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EMPROBLEMAS.
Autor: Felipe Juliani de Souza Christo
Orientador: Profª Drª. Danielle Pereira Cavalacanti
As metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação ativa e reflexiva do
aluno no processo de aprendizagem de forma flexível, interligada e híbrida. Dentre as diferentes ferramentas ativas, destaca-se a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que
utiliza uma situação-problema para iniciar, direcionar e motivar os alunos durante o processo
de ensino e aprendizagem. O ensino de Ciências no Brasil ainda passa por problemas, como
mostram os resultados de provas internacionais e nacionais, e os conteúdos de Microbiologia
acabam sendo impactados, pois sem contextualização o aluno é obrigado a decorá-lo e não vê
perspectiva de aplicação, o que contradiz a proposta da BNCC, além de ser um desperdício de oportunidade, já que a Microbiologia está presente no cotidiano. cotidiano. Sendo assim, esta dissertação propõe a criação de um guia de apoio didático que contenha atividades estruturadas a partir da Aprendizagem Baseada em Problemas, que auxiliem no ensino de Microbiologia e que possam levar ao letramento científico. Este trabalho tem caráter experimental e fará uma análise quantitativa e qualitativa dos roteiros do guia, através de três questionários que serão aplicados em todos os anos do Ensino Fundamental II em uma escola pública de Petrópolis-RJ. O guia de apoio didático é constituído de quatro atividades construídas à luz da ABP, todas com seus respectivos questionários de avaliação. Quando comparado com outros trabalhos, este guia se mostrou bem estruturado, uma vez que contempla elementos utilizados em diversos outros trabalhos, principalmente na construção do problema, dos objetivos e suporte, através de materiais, que auxilia os alunos em sua resolução. Em relação aos dados quantitativos, avaliados utilizando o teste t Student de amostras pareadas foi possível identificar que a turma experimental do 8o ano conseguiu atingir melhores médias no teste realizado após a aplicação das atividades do guia em comparação com o grupo controle, no entanto, ocorreu o inverso para o 9o ano, já para o teste t Student de amostras independentes não foi possível afirmar que houve uma metodologia melhor, uma vez que, não foram encontrados valores significativos para tal. Outros fatores podem ter interferido na análise, tais como, a quantidade de alunos avaliados, os eventos ocorridos na escola e o interesse e entendimento dos alunos perante a atividade. Contudo, existe a necessidade de ampliar os estudos do guia de apoio didático com intuito de averiguar a incidência dos fatores supracitados, sendo assim, espera-se que o guia sirva de modelo para futuras aplicações e seja usado como dado comparativo em futuros trabalhos, uma vez que a ideia da ciência é dar continuidade a ideias e talvez esse guia possa servir como base para novas comparações e testes podendo ser ajustado para ficar cada vez melhor e, consequentemente propiciar uma aula mais interessantes aos alunos do nosso país.
8) Engajando meninas em STEM: estratégias de motivação no ambiente escolar.
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Autor: Gabriela Silva Pinto
Orientador: Profª Drª. Mônica M. Lacerda
Este trabalho propõe estratégias para o engajamento de meninas no desenvolvimento de ações nas áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (sigla STEM em inglês), através da realização de atividades experimentais e da abordagem de conceitos de Ciências Exatas no cotidiano, especialmente na área de Física; da promoção e conscientização sobre questões de gênero; do acolhimento no ambiente escolar e através da apresentação de carreiras em STEM. Incentivar meninas nas Ciências Exatas promove igualdade, diversidade, combate estereótipos, empodera e contribui para o avanço da sociedade como um todo. Participaram 25 jovens matriculadas no Ensino Médio de duas escolas estaduais localizadas em Duque de Caxias e Petrópolis. As atividades ocorreram em períodos vagos e em horário oposto às aulas. As práticas experimentais propostas utilizaram materiais de fácil acesso, buscando cativar a exploração de conceitos de forma tangível. A participação ativa das alunas na elaboração e execução dos experimentos visou estimular perguntas, hipóteses e observações. Ao abranger diversos campos da física, as atividades proporcionaram uma experiência abrangente, que visasse desconstruir a ideia de que as Ciências Exatas são difíceis, incentivando-as a repensarem
seu significado em suas vidas.
9) APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES (TEAM-BASED LEARNING) COM ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Autor: TAISA VIEIRA DA SILVA
Orientador: Profª Dr. Kléber Luiz de Araújo e Souza
O Team-Based Learning (TBL) tem se apresentado, em diversos países, como uma proposta pedagógica promissora. Suas estratégias em estimular a autoaprendizagem e potencializar a habilidade de se trabalhar em equipe têm se revelado favoráveis. O objetivo desta pesquisa é avaliar a aplicação do Team-Based Learning (TBL) como uma metodologia que favorece a interação social dos estudantes do segundo segmento do ensino fundamental (equivalente ao middle school nos EUA) em uma escola brasileira, proporcionando o desenvolvimento da capacidade de reflexão, o pensamento crítico e suas habilidades em executar trabalho em equipe. Para isso, o TBL foi aplicado como metodologia de ensino no segundo bimestre do ano letivo de 2023 e, posteriormente, foram avaliadas a performance em notas dos alunos, comparadas com as notas nos demais bimestres e com o mesmo bimestre do ano letivo anterior, 2022. Foram avaliados os intervalos de distribuição das médias e sua variância nos dois períodos letivos. Ao final, uma síntese, utilizando-se do discurso do sujeito coletivo (DSC) foi aplicada. Os resultados mostraram uma melhora na aquisição e aplicação do conhecimento ministrado, além de uma melhora na performance de estudos (horas estudadas). O DSC evidenciou uma ampla aceitação do método entre os alunos, que pode ser estendido à percepção familiar (dos pais) no engajamento para estudos diários. Nossos resultados sugerem que o TBL é uma metodologia válida e eficaz para os alunos do ensino fundamental, proporcionando um ambiente colaborativo e ao mesmo tempo competitivo para estudos, gerando uma maior absorção e retenção de conhecimentos e habilidades. Adicionalmente, a implementação da metodologia TBL independe de projeto pedagógico
estrito, podendo ser adaptada às mais diferentes escolas.
10) Imunoprevenção: conhecer para divulgar / Uma proposta de sequência didática para o ensino de ciências
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Autor: Fernanda Alves de Almeida Sousa
Orientador: Profª Dr. Lilian Terezinha Costa
Inúmeras são as doenças infecciosas que podem acometer uma população e provocar prejuízos a esta e ao Estado. Contudo medidas de prevenção podem ser adotadas a fim de minimizar os efeitos nocivos que podem causar, uma delas é a vacinação. Esta prática já mudou o curso da vida da espécie humana, salvando vidas, prevenindo e erradicando doenças (PIOT et al, 2019). No entanto, assim como o Sarampo, que já havia sido erradicado no país, outras doenças podem ressurgir devido à queda da cobertura vacinal evidenciada a partir de 2015 e intensificada durante a Pandemia de Covid-19 (OPAS. BRASIL, 2020). Investigamos os possíveis fatores que contribuíram para este problema e destacamos a hesitação vacinal por falta de conhecimento da ação e da eficácia dos imunobiológicos e a baixa percepção de risco da doença, além das falsas e equivocadas notícias contrárias à vacinação. Diante desta problemática e fundamentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e na Base Nacional Comum Curricular (2017), que
caracteriza a escola como um dos responsáveis pela construção e disseminação de saberes, incentivando os estudantes a adotarem hábitos saudáveis e agirem com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva (BRASIL, 1997), identificamos a necessidade de elaborar uma proposta pedagógica visando subsidiar profissionais da educação sobre a importância da imunoprevenção. Para atingir este objetivo elaborou-se uma sequencia didática (SD) numa perspectiva diferente das aulas tradicionais e que pudesse estimular professores e alunos. O roteiro da proposta inclui links de vídeo-aulas e sugestão de atividades lúdicas, como paródias musicais, jogos de bingo e cruzadinhas, para fixação dos conteúdos e avaliação. A pesquisa qualitativa prospectiva ocorreu de forma virtual e avaliou a opinião e a viabilidade de aplicação da SD por professores de ciências do ensino fundamental e biologia do ensino médio. O resultado apontou o material como um recurso satisfatório e uma ferramenta para auxiliar professores na educação, de modoestrito, podendo ser adaptada às mais diferentes escolas.
DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2024